
Cirurgia Reparadora
A Cirurgia Plástica Reparadora ou Reconstrutiva trata deformidades congênitas e adquiridas decorrentes de traumas, neoplasias ou doenças crônico-degenerativas. Foca no tratamento global do paciente, visando restaurar forma, função e estética sempre que possível.
Cirurgia Reparadora
A Cirurgia Plástica Reparadora ou Reconstrutiva trata deformidades congênitas e adquiridas decorrentes de traumas, neoplasias ou doenças crônico-degenerativas. Foca no tratamento global do paciente, visando restaurar forma, função e estética sempre que possível.
Procedimentos

Tumores cutâneos
O tratamento das lesões cutâneas envolve além da prevenção, o adequado diagnóstico e por vezes procedimentos cirúrgicos para retirada dos tumores e reconstrução com enxertos e retalhos. Com frequência acomete a face, sendo o cirurgião plástico o profissional habilitado para este tratamento. Dentre os tumores benignos mais comuns estão os cistos, lipomas, queratoses (actínica e seborreica) e nevus (pintas e sinais), enquanto que nos tumores malignos mais comuns estão o CBC (carcinoma basocelular), CEC (carcinoma espinocelular) e o melanoma.

Reconstrução de mama
A reconstrução mamária é um procedimento reparador que tem como objetivo restaurar a aparência e o tamanho dos seios após a mastectomia, uma das principais opções de tratamento oncológico em caso de câncer de mama. A reconstrução da mama pode beneficiar diretamente o psicológico da paciente, fazendo com que reconquiste sua autoestima e confiança. A avaliação pré-operatória, perspectiva de terapias complementares (quimioterapia e radioterapia) e a interação do cirurgião plástico e mastologista são determinantes na melhor indicação e êxito cirúrgico.

Cirurgia do contorno corporal (pós-bariátrica)
A preocupação a saúde relacionada ao emagrecimento e doenças da obesidade tem aberto espaço para a realização das cirurgias bariátricas. O cirurgião plástico tem papel primordial neste processo, pois este irá conduzir e realizar as cirurgias reparadoras em ex-obesos visando eliminar o excesso de pele decorrente do emagrecimento e estabelecer um contorno corporal harmônico e agradável. São citadas as cirurgias de abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, cruroplastia, gluteoplastia e torsoplastias.

Dr. Rogério Mendes
CRM 159180 | RQE 74475
- Médico do Corpo Clínico dos Principais Hospitais da cidade de São Paulo
- Membro Internacional da ASPS (American Society of Plastic Surgeons)
- Membro da SBRET (Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual)
- Membro do GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma)
- Membro da SBMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica) e da SMOHB (Sociedade Médica de Oxigenoterapia Hiperbárica)
- Médico Assistente do Grupo de Reconstrução de Cabeça e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
- Médico Preceptor da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da USP
- Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
- Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da USP
- Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da USP
- Formado em Medicina pela UFBA
Outros procedimentos
As feridas que não evoluem para resolução espontânea e apresentam fatores complicantes como grande perda de cobertura cutânea e acometimento de estruturas profundas como ossos e tendões, presença de infecção e co-morbidades como diabetes, obesidade, neoplasia ou desnutrição. O cirurgão plástico atua desde o diagnóstico correto da lesão, preparo e limpeza da ferida e fechamento da lesão com emprego de enxertos e retalhos. Entre as mais comuns estão as úlceras vasculares principalmente as venosas, pé diabético, fasceites necrotizantes, radiodermites, feridas oncológicas e pós-trauma.
Área de atuação do cirurgião plástico que envolve o tratamento desde pequenas queimaduras solares ou térmicas até grandes traumas como os decorrentes de traumas elétricos. Foca na prevenção, tratamento conservador através da indicação de coberturas e curativos especializados até cirurgias complexas que envolvem enxertia cutânea e retalhos.
Entre em contato
Envie uma mensagem
(11) 91313-0124

Agende sua consulta
(11) 3088-1000
